sexta-feira, 4 de abril de 2008

Apresentação da obra

A - Características gerais

  1. Publicação: 1961.

  2. Estrutura: a peça é constituída por dois actos e não está dividida em cenas.

  3. Particularidades: o paralelismo entre o tempo da acção (séc. XIX) e o tempo da escrita (década de 60 do séc. XX) permite ao autor denunciar, de forma indirecta, o totalitarismo e a violência do Estado durante a ditadura de Salazar, através do recurso à distanciação histórica.

  4. Tema:
    explícito: a rebelião e condenação à morte do general Gomes Freire de Andrade, acusado de conspirar contra o Estado durante o período que antecede o Liberalisbo (séc. XIX);

    implícito: a luta intemporal do ser humano contra a tirania, a opressão e todas as formas de perseguição e a falta de liberdade.

  5. Classificação: drama narrativo.

  6. Motivo de censura: a pena denuncia a hipocrisia da sociedade e defende valores como a liberdade e a justiça social, por isso foi proibido pela censura.

  7. Representação:
    em Portugal: após o 25 de Abril, em 1978, no Teatro Nacional;
    em França: 1969.


B - O carácter dual da peça

  • Na peça, a evocação de situações e de personagens do passado serve de pretexto para falar da época em que a peça foi escrita (1961). Através da máscara do passado, o espectador é levado a reflectir sobre a realidade ditatorial, através da «aproximação» de dois tempos: 1817 (tempo da história - o Regime Absolutista) e 1961 (tempo da escrita - o regime ditatorial de Salazar).

  • A estrutura é dual, pois a obra é constituída por dois actos: no primeiro, é apresentada a situação, enquanto no segundo se dá o desenlace trágico.