segunda-feira, 11 de maio de 2009

Sequências narrativas

Capítulo XIV:
  • Regresso do Padre Bartolomeu de Coimbra, «doutor em cânones»;
  • Scarlatti, napolitano de 35 anos e músico responsável pelo ensino da infanta D. Maria, conhece o projecto da passarola;
  • Preparação do sermão para a festa do Corpo de Deus, no qual Bartolomeu de Gusmão questiona os fundamentos da trindade divina.

Sequências narrativas

Capítulo XIII:
  • Baltasar e Blimunda constroem a forja;
  • O Padre Bartolomeu de Gusmão menciona a necessida de duas mil vontades para fazer voar a passarola;
  • Procissão do Corpo de Deus (8 de Junho de 1719);
  • Descrição da procissão.

Sequências narrativas

Capítulo XII:
  • Blimunda comunga em jejum pela primeira e vê na hóstia «uma nuvem fechada»;
  • O Padre Bartolomeu de Gusmão solicita o regresso de Baltasar e Blimunda;
  • Destruição da igreja de madeira, construída especialmente para a cerimónia da inauguração dos alicerces, reconstruída em dois dias, facto considerado um milagre;
  • Inauguração da primeira pedra do convento, a 17 de Novembro de 1717;
  • Regresso de Baltasar e Blimunda a Lisboa, onde começam a trabalhar na passarola.