sábado, 10 de abril de 2010

Katie Melua: «If You Were A Sailboat »



Katie Melua não é «roqueira», é sobretudo melódica. Fez-se notar no mundo da música com «Crazy» e, desde então, o número de sucessos não tem parado.

Depois de Susanna Hoffs, das Bangles, Melua. Além de cantarem bem, são lindíssimas!

Os delatores: Vicente

Vicente integra o grupo dos traidores e delatores, o equivalente aos «bufos» da época do Estado Novo. Este grupo move-se pela conveniência, isto é, representa todos aqueles que se aproximam do Poder para obter favores e que não têm qualquer pejo em se vender aos governantes. São, no fundo, os verdadeiros traidores que não têm qualquer ética ou valores morais e que passam impunes, alcançando os seus objectivos.

Vicente é, na peça, o maior representante desta «classe». Ele é um elemento do povo / popular que se encontra descontente, frustrado e revoltado com a sua condição social, revelando vergonha pelas suas origens. O modo que encontra para ultrapassar a sua condição e o seu sentimento de inferioridade passa pela ascensão político-social rápida, obtida através da denúncia e da traição. No seu percurso, marcado por várias etapas - provocador e agitador (início do acto I), procurando denegrir a imagem do general; espião (vigia a casa de Gomes Freire); delator (denuncia o general, acto pelo qual espera uma recompensa); acusador (confirma a existência das reuniões e indica o nome dos conspiradores) - , ficam bem patentes as suas características mais marcantes: a hipocrisia, o servilismo, a adulação, o materialismo, o oportunismo dos que não olham aos meios para atingir os seus fins. No diálogo entabulado com os governadores, nomeadamente com D. Miguel, demonstra todo o seu calculismo e hipocrisia, visto que as respostas que dá ao governador são, inicialmente, suficientemente dúbias até ter a certeza da sua posição em relação ao general. Por outro lado, de acordo com as suas próprias palavras,. acredita unicamente em duas coisas: no dinheiro e na força.

Após a denúncia e condenação de Gomes Freire, Vicente é recompensado pelos seus «bons» serviços ao ser promovido a chefe da polícia, afinal a sua grande ambição, passando, a partir daí, a ignorar e maltrartar os seus conhecidos e os da sua classe social: "Olhou para mim como se nunca me tivesse visto. Estendi-lhe a mão e deu-me uma cacetada na cabeça.".