quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Coesão textual

-----Por estes dias, nas nossas aulas, revêem-se os conteúdos gramaticais referentes à coesão textual, procurando, dessa forma, contribuir para aperfeiçoar a escrita dos alunos. Ora, uma das questões em que os discentes tropeçam alegremente é a que tem a ver com a regência verbal.
-----Um dos verbos de que nos socorremos para exemplificar estes conteúdos é o verbo «gostar», que rege a preposição «de», fazendo-o contrastar com o seu primo «amar», sem preposição: «Eu gosto da minha mulher.» # «Eu amo a minha mulher.» E é neste contexto que somos surpreendidos com esta frase/pergunta da ex-ministra da Educação: «E o que é que gostas mais nesta escola?» O que a senhora professora do ensino superior deveria ter dito era, no mínimo, isto: «E do que é que gostas mais nesta escola?»
-
-----Por outro lado, igualmente interessante é a resposta do aluno: qual Fernando Pessoa, para quem o melhor do mundo eram as crianças, para ele o melhor da escola é a professora. Parece-me uma bela lembrança, em jeito de despedida, para a sr.ª ex-ministra recordar os mais de quatro anos em que titulou a pasta da Educação.
-
-----»Requiescat in pace!»