quinta-feira, 30 de julho de 2009

Professores Vacinados?

-----De acordo com o DN de hoje, o governo está a ponderar incluir os professores na categoria de «classe de risco» relativamente à Gripe A, estando assim em estudo a possibilidade de proceder à sua vacinação.


-----A ministra da Saúde, Ana Jorge, admitiu ontem a possibilidade de os professores, à semelhança do que sucede com os doentes crónicos, profissionais de saúde ou polícias, serem considerados um "grupo de risco" para a vacinação da gripe A. Ao DN, a ministra assegurou que a definição desses grupos "está a ser preparada", não afastando a possibilidade de incluir os docentes na lista.
-----"Não posso ainda dizer que sim nem que não. Estamos a seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde e a trabalhar com o Ministério da Educação para encontrar a melhor forma de organizar o processo", disse.
-----Portugal terá disponíveis em Janeiro três milhões de vacinas para imunização dos grupos mais vulneráveis. Para Mário Durval, especialista em saúde pública, "faz sentido" incluir os professores nesse grupo, uma vez que as escolas são locais onde existe um "risco acrescido" de contágio e os docentes "prestam um serviço essencial" à comunidade. "De um ponto de vista de doença, a gripe A é insignificante. O que terá mais importância será a perturbação que causa. Desde que as escolas funcionem, mesmo com menos alunos, a perturbação social será sempre muito menor", explica o médico.
-----Para o presidente do Sindicato dos Professores da Zona Sul, Joaquim Páscoa, seria "extremamente injusto" se os professores ficassem de fora da vacinação.

-----De tudo isto, destoa o último parágrafo e a afirmação do sindicalista, pois não se trata de uma questão de justiça ou injustiça, mas antes de se se justifica, ou não, por razões válidas e, de acordo com o conteúdo da peça, até se justifica.