domingo, 25 de outubro de 2009

Texto de reflexão

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-----O texto de reflexão pertence ao protótipo textual argumentativo, logo implica a abordagem e ponderação sobre um determinado assunto/tema, tendo em atenção as circunstâncias, as causas e consequências, os prós e os contras, a necessidade de apresentar argumentos para justificar a opinião/o juízo crítico formulado e de contra-argumentar, se for caso disso, sustentados em exemplos.
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1. Planificação
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a. Pensar no problema/tema em questão, tendo em conta os textos e as problemáticas estudadas e a sua cultura pessoal.
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b. Adoptar uma estratégia argumentativa: prosseguir uma argumentação? Defender uma tese? Refutá-la? Apresentar um ponto de vista/um juízo crítico?
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-----» Se se trata de prosseguir uma argumentação, é necessário:
----------. ter em conta a posição do locutor;
----------. reformular o seu ponto de vista;
----------. encontrar outros argumentos e outros exemplos para o justificar.
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-----» Para defender uma tese, é necessário:
----------. explicitar o ponto de vista que se quer defender;
----------. aprofundar e enriquecer o ponto de vista adoptado.
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-----» Para refutar uma tese, é necessário:
----------. ter em conta a posição contrária;
----------. estar parcialmente de acordo com a posição contrária (concessão);
----------. refutar os argumentos do adversário com (contra-) argumentos.
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-----» Para apresentar um ponto de vista, é necessário:
----------. desenvolver sucessivamente os pontos de vista diferentes com argumentos e exemplos;
----------. rever os pontos de vista iniciais para salientar um ponto de vista ou para chegar a uma nova posição ou ponto de vista.
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2. Textualização
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-----. Género: fazer um elogio.
-----. Intenção: elogiar, defender, justificar, suscitar a adesão do leitor.
-----. Características textuais:
----------» vocabulário elogioso;
----------» processos de valorização (hipérboles, superlativos, ênfase, etc.).
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-----. Género: fazer uma crítica.
-----. Intenção: criticar, atacar, condenar, suscitar rejeição.
-----. Características textuais:
----------» vocabulário negativo/pejorativo;
----------» processos de desvalorização (ironia, sarcasmo, argumentos, etc.).
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-----. Género: fazer um discurso.
-----. Intenção: convencer um auditório, sensibilizá-lo para o fazer aderir, provocá-lo para o fazer reagir (um discurso é pronunciado em público).
-----. Características textuais:
----------» interrogações retóricas;
----------» interjeições;
----------» imperativos, construções de ordem ou de pedido;
----------» apóstrofes, marcas de 2.ª pessoa, invectivas;
----------» pontuação expressiva (exclamações, interrogações);
----------» eloquência oratória (ritmos binários ou ternários, paralelismos, hipérboles, etc.);
----------» expressão da subjectividade (modalizadores, verbos valorativos).
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-----. Género: produzir um ensaio.
-----. Intenção: exprimir um ponto de vista sobre um tema, envolver-se num debate.
-----. Características textuais:
----------» marcas de 1.ª pessoa;
----------» formulação de uma opinião;
----------» defesa de uma tese, sustentada em argumentos e exemplos;
----------» generalização de uma experiência pessoal.
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3. Revisão
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a. Correcção linguística:
-----. respeito pela ortografia;
-----. respeito pelas normas da sintaxe;
-----. uso correcto da pontuação;
-----. utilização de vocabulário preciso, correcto e adequado;
-----. uso de um registo de língua apropriado.
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b. Conteúdo:
-----. respeito pelo tema;
-----. respeito pela estrutura formal do género textual seleccionado;
-----. escolha da forma de enunciação.
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c. Qualidade da argumentação:
-----. respeito pelo tema formulado pelo enunciado;
-----. escolha pertinente de argumentos destinados a convencer;
-----. escolha apropriada dos exemplos;
-----. utilização adequada dos exemplos;
-----. articulação lógica dos argumentos;
-----. coerência da tese a demonstrar;
-----. coesão do texto (conectores, tempos verbais).