Grupo I
1. 1. O drama do sujeito poético tem a ver com o facto de ter deixado de ser pastor, de ter perdido o cajado, as ovelhas e de ter deixado tocar a flauta, de ter sido ignorado, pois ninguém o ajudou («Ninguém lhe apareceu ou desapareceu…») e de ter sido um pastor amoroso que ninguém amou.
1.2. Os motivos que originaram esse drama foram o pensamento (“E, de tanto pensar, nem tocou a flauta que trouxe para tocar.” – v. 3); a incapacidade para estabelecer comunicação, ser compreendido e compreender (“Ninguém lhe apareceu ou desapareceu.” – v. 4); a falta de amor (“Ninguém o tinha amado, afinal.” – v. 6).
2.1. O sujeito poético recuperou do choque através da recusa do pensamento (“Quando se ergueu da encosta e da verdade falsa, viu tudo…” – v. 7) e do retorno à Natureza (“Os grandes vales cheios dos mesmos verdes de sempre…” – v. 8).
3. O sujeito poético fala de si na terceira pessoa (“Quando se ergueu…”), à distância, para poder mais facilmente analisar o seu caso, como se fora de outrem, com maior objectividade.
Grupo II
1.
a) F
b) V
c) V
d) F
e) F
f) V
Grupo III
1.1.
1. – c
2. – a
3. – f
4. – b
5. – g
2.
1. – c
2. – a
3. – d
4. – b
5. – c
6. – a