domingo, 13 de dezembro de 2009

Enquanto o Benfica não é ultrapassado pelo F.C. Porto


Mais um abandono no Sporting...
.

2.º teste: Correcção

Grupo I

1. 1.
O drama do sujeito poético tem a ver com o facto de ter deixado de ser pastor, de ter perdido o cajado, as ovelhas e de ter deixado tocar a flauta, de ter sido ignorado, pois ninguém o ajudou («Ninguém lhe apareceu ou desapareceu…») e de ter sido um pastor amoroso que ninguém amou.

1.2. Os motivos que originaram esse drama foram o pensamento (“E, de tanto pensar, nem tocou a flauta que trouxe para tocar.” – v. 3); a incapacidade para estabelecer comunicação, ser compreendido e compreender (“Ninguém lhe apareceu ou desapareceu.” – v. 4); a falta de amor (“Ninguém o tinha amado, afinal.” – v. 6).

2.1. O sujeito poético recuperou do choque através da recusa do pensamento (“Quando se ergueu da encosta e da verdade falsa, viu tudo…” – v. 7) e do retorno à Natureza (“Os grandes vales cheios dos mesmos verdes de sempre…” – v. 8).

3. O sujeito poético fala de si na terceira pessoa (“Quando se ergueu…”), à distância, para poder mais facilmente analisar o seu caso, como se fora de outrem, com maior objectividade.



Grupo II

1.
a) F

b) V

c) V

d) F

e) F

f) V



Grupo III

1.1.

1. – c

2. – a

3. – f

4. – b

5. – g


2.
1. – c

2. – a

3. – d

4. – b

5. – c

6. – a