terça-feira, 16 de junho de 2009

Correcção do Exame Nacional 2009

Grupo I

A


1. As duas personagens, principal Sousa e D. Miguel, dois dos governantes, constatam que o povo abandonou a sua atitude de medo, de conformismo e de resignação, passando a evidenciar a sua revolta contra a situação que vive.

-----Essa mudança está bem evidenciada no facto de cantar músicas com letras subversivas, de colar panfletos apelando à revolução nas portas das igrejas, de falar abertamente de revolução («antro de revoltados») e de actos de violência («guilhotinas») e de se querer instruir («... é cada vez maior o número dos que só pensam aprender a ler.»).

2. São vários os sentimentos que a mudança de comportamento do povo desperta nos dois governadores.
-----Assim, no caso de principal Sousa, nota-se o seu ódio («... o ódio que tenho aos Franceses...»), a sua exaltação / estupefacção / indignação perante o comportamento popular («Veja, Sr. D. Miguel, como eles transformaram esta terra de gente pobre mas feliz num antro de revoltados.»), a sua decisão / determinação em sufocar a revolta e manter o estado de coisas («Temos uma missão a cumprir (...): a de conservar no jardim do Senhor este pequeno canteiro português.»), bem como o desprezo / ódio que sente por Beresford e o desgosto / a forma contrariada como aceita o seu auxílio («Ao que o mundo chegou, para que me veja obrigado a aceitar o auxílio de um herege a fim de combater outros hereges...»).
-----Relativamente a D. Miguel, sente-se desiludido / desanimado («Fala como um homem desiludido.»), descrente / impotente para deter o rumo dos acontecimentos («A polícia não chega para arrancar os pasquins revolucionários das portas das igrejas...») e esperançado («Se a Europa nos desse ouvidos...»), esperança essa que, pelo seu carácter fraco e pouco resoluto, logo se desvanece.

3. Beresford é um militar («Beresford vem fardado») decidido / determinado / convicto («A Europa... Deixai-a, que ela nem se perde nem carece dos vossos conselhos.»), prático / pragmático («... não vim aqui para perder tempo com conversas filosóficas...»), irónico / sarcástico relativamente a principal Sousa («Poupe-me os seus sermões, Reverência. Hoje não é domingo e o meu senhor não é vassalo de Roma.»), materialista / interesseiro por desejar conservar, a todo o custo, o seu posto e o «vencimento» («... da decisão que tomarmos, dependem a cabeça de V. Ex.ª, Sr. D. Miguel, os meus 16 000$ anuais...»).

4. São vários os recursos estilísticos presentes no excerto:
  • Metonímia: «Se a Europa nos desse ouvidos...»;
  • Comparação: «O mundo parece atacado de loucura...»;
  • Antítese: «... combate eterno entre o bem e o mal...»;
  • Adjectivação: «(missão) sagrada e penosa»;
  • Metáfora / Imagem: «... jardim do Senhor...»; «... este pequeno canteiro português...»;
  • Apóstrofe: «Excelências»;
  • Ironia: «Hoje não é domingo e o meu senhor não é vassalo de Roma.».

B

-----A partir do poema «Autopsicografia», fazer referência, por exemplo:

  • A arte nasce da realidade: a dor realmente sentida pelo poeta;
  • A poesia não é a representação directa da realidade, antes consiste no fingimento dessa realidade: a dor fingida;
  • O fingimento / intelectualização da realidade deve ser objectivada em texto (o poema);
  • O fingimento é expresso de forma tão intensa / «autêntica» que parece mais autêntico do que a própria realidade;
  • Ao leitor está destinada a fruição artística do poema.

Grupo II

Versão 1:

-----1. A

-----2. C

-----3. B

-----4. A

-----5. D

-----6. A

-----7. C

-----8.

--------. 1 - e

--------. 2 - f

--------. 3 - g

--------. 4 - a

--------. 5 - b

Versão 2:

-----1. B

-----2. B

-----3. A

-----4. C

-----5. A

-----6. C

-----7. D

-----8.

--------. 1 - d

--------. 2 - e

--------. 3 - f

--------. 4 - h

--------. 5 - a

Exame de Português 2009 - 1.ª Chamada

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