sábado, 30 de janeiro de 2010

Somos - alunos e professores - assim tão maus?

-----Um estudo do professor e técnico de educação Vasco Graça  vem comprovar que muitos dos pseudo-factos que se apresentam como verdades absolutas (passe o pleonasmo) sobre a qualidade do sistema educativo português, propagadas pela generalidade dos «media», constituem falácias.
-----O estudo é relativamente extenso, por isso permito-me deixar o «link» relativo ao estudo e duas ou três citações nele contidas:

  • "Existe uma associação positiva entre o desempenho médio dos alunos de cada país e o rendimento nacional ou o gasto por aluno nesse país. Se ajustássemos o desempenho médio de cada país àquele que seria de esperar se as condições sociais e económicas fossem médias, Portugal melhorava substancialmente a sua posição relativamente aos restantes participantes. (Gabinete de Avaliação Educacional, 2004)";

  • "Os dados do PISA parecem assim indicar que, dentro dos condicionalismos sócio-económico-culturais existentes em Portugal, a escola portuguesa realiza uma acção meritória, designadamente na sua capacidade de valorizar a aprendizagem dos alunos, sobretudo quando estes têm um ESEC mais desfavorável.";

  • "Parece admissível considerar que, neste caso, a escola portuguesa intervém bastante melhor do que a sua congénere inglesa." (esta afirmação é produzida no contexto de um estudo comparativo da situação portuguesa com a de outros países, nomeadamente a Inglaterra).
(c) Graça, Vasco, "Sobre o financiamento da Educação: condicionantes globais e realidades nacionais", in Revista Lusófona de Educação, 2009, 13, 49-80