sábado, 17 de janeiro de 2009

Popeye


80 (oitenta) anos é uma bela idade.
O nome Popeye talvez não diga muito às crianças deste século, mas quem cresceu nos anos 70 e 80 (e, certamente, nas décadas anteriores) sabe bem quem é este herói, eternamente apaixonado pela sua Olívia Palito, disputada ao rival Brutus.

Hoje, 17 de Janeiro de 2009, Popeye faz oitenta anos. De facto, a 17 de Janeiro de 1929, surgiu, no New York Journal, este novo herói da banda desenhada, numa história da autoria de E. C. Segar. Nessa banda desenhada, Castor Palito, irmão de Olívia, regressa de uma viagem marítima em busca de uma galinha mágica e extremamente cobiçada, dado que quem se esfregasse nas suas penas alcançaria grande força e a invulnerabilidade. Perante a busca infrutífera, o irmão de Olívia Palito decide contratar um novo marinheiro para a sua tripulação. Quem? Obviamente, Popeye.

E quem é Popeye? O seu nome remete para «olho saído / arrancado» («pop» = "saltar", "arrancar" + «eye» = "olho"). De facto, no início, Popeye não tinha o olho direito, porém, a partir da década de 40, o herói passou simplesmente a aparecer com um dos olhos fechados. Outra das suas características inesquecíveis são os espinafres, que o marinheiro come para ganhar uma força indescritível e que lhe permitem vencer os obstáculos que surgem no seu caminho. A acompanhar, lá está a farda de marinheiro, o cachimbo no canto da boca e a tatuagem no braço.

Depois da banda desenhada, Popeye saltou para o desenho animado, tendo surgido inicialmente associado a Betty Boop. Seguiu-se o cinema e, actualmente, marca também presença nos videojogos.

Popeye é, em suma, um dos heróis com que várias gerações cresceram que faz parte da geração de ouro do desenho animado, constituída, entre outras, por séries como as da Abelha Maia, do Tom Sawyer, do Marco, da Heidi, do Dartacão, da Vikie, da Pantera Cor-de-Rosa, etc., etc., tantas vezes trazidas pelo inesquecível Vasco Granja. Bons tempos, que eu não verei jamais...