segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Protótipos textuais

-----Existem diferentes tipos de texto, de acordo com a finalidade, a intenção e o contexto comunicativo em que são produzidos. Cada um deles possui características diferenciadoras, o que não impede que, num mesmo texto, possam coexistir sequências de tipos diferentes (por exemplo, num texto narrativo - romance, novela, conto, etc. - surgem, habitualmente, sequências narrativas, descritivas e de tipo dialogal-conversacional).

1. Protótipo textual narrativo: relato de evento(s) logicamente organizado(s), protagonizado(s) por personagem(ns) enquadradas num determinado espaço e num determinado tempo. São exemplo deste protótipo o conto, a fábula, a lenda, o romance, a novela, a notícia, a reportagem, a crónica, os relatos biográficos e autobiográficos, os relatos de experiências pessoais.

2. Protótipo textual descritivo: apresentação de diversos aspectos que configuram uma pessoa, um objecto, um lugar, um fenómeno atmosférico, etc., sobre o(a) qual incide a descrição. Muitas vezes, as sequências descritivas surgem inseridas na narração.

3. Protótipo textual expositivo-explicativo: textos que contêm análises e sínteses de representações textuais, a explicação de conceitos ou de fenómenos. Este protótipo textual está presente nos ensaios e artigos científicos, conferências, exposições, verbetes de dicionário e enciclopédia, instruções, definições, textos de manuais escolares, receitas culinárias, etc.

4. Protótipo argumentativo: apresentação de uma opinião, um ponto de vista, uma tese, sustentada em argumentos que visam convencer o interlocutor. Podemos encontrar este protótipo nos textos cientificos, nas dissertações, nos artigos críticos, na propaganda política, nos artigos de opinião, nos textos publicitários, nos debates televisivos.

5. Protótipo textual injuntivo-instrucional: conjunto de instruções sobre etapas e procedimentos diversos, cujo objectivo é o de controlar / orientar o comportamento dos seus destinatários. Inserem-se neste protótipo as regras de manuseamento de equipamentos (desde o aspirador à maquinaria de grande porte), as instruções de utilização de produtos, de jogos, concursos, receitas culinárias, ou os simples enunciados («Aviso: Não bater nos professores!»).

6. Protótipo textual dialogal-conversacional: está presente em textos produzidos por, pelo menos, dois interlocutores que tomam a palavra à vez. Este protótipo manifesta-se nas interacções orais quotidianas, nos debates, nas entrevistas, no texto dramático (excepto nos monólogos), nas conversas telefónicas...

Aula 4

. Síntese de um texto informativo-expositivo.

. Os protótipos textuais (vide Gramática) - revisão.

. Ficha de trabalho.

Aula 3

. Correcção da ficha de trabalho.

. Regras de concordância sujeito - verbo (cont.).

. Leitura do poema «Autopsicografia».

. Trabalho de grupo de análise do referido poema.