quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Valor dos modos e tempos verbais

Valor dos modos e tempos verbais


A. Modos verbais

1. Modo indicativo:
-----. exprime um facto encarado como real: «A aula de Português é hilariante.»

2. Modo conjuntivo:
-----. exprime uma ordem / proibição: «Não fales tão alto!»;
-----. exprime um desejo: «Espero que o Benfica seja campeão este ano.»;
-----. exprime uma dúvida: «Talvez os alunos anulem anulem a matrícula...»;
-----. ...

3. Modo imperativo:
-----. exprime uma ordem: «Faz o teste! Já!»;
-----. exprime uma súplica: «Valha-me Deus!»;
-----. exprime uma solicitação: «Queridos alunos, portai-vos bem!»;
-----. exprime um conselho: «Cardozo, treina os penaltys, para não falhares.».

4. Modo condicional
-----. traduz a realização de uma acção que depende de uma condição: «O Sporting seria campeão nacional de futebol, se jogasse alguma coisa que se visse.»;
-----. exprime, com delicadeza, um desejo: «Rui, importar-te-ias de fechar a janela?»;
-----. exprime uma dúvida: «A que horas teria chegado, ontem, o meu tio?».


-----Em suma:
----------1) O modo indicativo apresenta o acto de fala como real;
----------2) O modo conjuntivo apresenta o acto de fala como uma probabilidade, uma dúvida ou um desejo;
----------3) O modo condicional apresenta o acto de fala como uma hipótese dependente da realização de uma condição;
----------4) O modo imperativo exprime uma ordem, um conselho ou um pedido;
----------5) O modo infinitivo encara o acto de falar de forma genérica.

B. Tempos verbais

1. Presente:
----- traduz um facto / uma acção que ocorre em simultâneo à enunciação;
----- exprime uma duração prolongada;
----- exprime um facto habital;
----- apresenta um facto passado, aproximando-o da actualidade - é o chamado presente histórico.

2. Pretérito imperfeito:
----- apresenta um facto anterior ao momento da enunciação, contemporâneo de outro momento passado, apresentado como inacabado; traduz uma ideia de duração;
----- exprime delicadeza, para atenuar um pedido;
----- situa, vagamente, no tempo, lendas, contos, fábulas...;
----- pode ser usado em vez do modo condicional.

3. Pretérito perfeito:
----- traduz uma acção concluída antes do momento do acto de fala;
----- exprime a continuuidade ou repetição da acção (forma composta).

4. Pretérito mais-que-perfeito:
----- exprime um facto anterior a outro também passado.

5. Futuro
-----. simples:
----------
remete para uma acção situada num momento posterior ao momento da enunciação;
---------- pode exprimir uma ordem;
----------
pode traduzir um pedido;
-----. composto:
----------
remete para uma acção futura, anterior a outra acção futura já realizada.

Aula 9

. Correcção de trabalhos em atraso:

1. Documentário sobre Pessoa (parte III)
-----1. Verdadeira
-----2. Falsa - Walt Whitman
-----3. Verdadeira
-----4. Falsa - vivia em permanente contacto com a família
-----5. Verdadeira
-----6. Falsa - a nova poesia portuguesa - revista «A Águia»
-----7. Verdadeira
-----8. Verdadeira
-----9. Verdadeira
-----10. Falsa - poeta clássico
-----11. Verdadeira
-----12. Verdadeira

2. Recursos poéticos de «Autopsicografia»
-----» As formas verbais «gira» e «entreter» sugerem a feição lúdica do poema.
-----» A expressão «finge tão completamente» contém o advérbio de intensidade «tão», que mostra o elevado grau de intensidade do acto de fingir, isto é, a superlativação desse acto, do fingimento.
-----» A frase declarativa «O poeta é um fingidor.» reflecte o cariz de texto teórico / programático da composição poética.
-----» A perífrase «... os que lêem o que escreve...» remete para um dos dois intervenientes fundamentais do processo poético / de criação artística: os leitores.
-----» A metáfora «calhas de roda» refere-se à razão.
-----» A metáfora «O poeta é um fingidor» significa que a poesia consiste no fingimento da realidade.
-----» A metáfora «comboio de corda» traduz a feição lúdica do poema.
-----» Na última estrofe, está presente a imagem, resultante da combinação de várias metáforas.
-----» A metonímia «o coração» remete para a sensibilidade, o sentir.
-----» Em torno do conceito de «razão» constrói-se outra metonímia, visto que simboliza o raciocínio, o pensamento.
-----» Ao longo de todo o poema, é visível a antítese entre razão e sentir.

3. Questionário de «Tudo o que faço ou medito» (corrigido através de «power point»).

. Análise sumário do poema «Gato que brincas na rua»:
-----»

. Valor dos modos e tempos verbais (vide Gramática).