terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bom regresso...

Actos ilocutórios

Qualquer frase, ao ser enunciada, orienta-se no sentido da realização de três actos: um acto locutório, um acto ilocutório e, eventualmente, um acto perlocutório.

Centremo-nos nos actos ilocutórios. Podem ser de seis tipos:


1. Assertivos : traduzem uma posição, uma verdade assumida pelo locutor.

  • O Eusébio foi um extraordinário futebolista.
  • Acredito que o Prado e o Desportivo de Mangualde subirão à 3.ª divisão.

2. Directivos: revelam a intenção de o locutor (através de ordens, sugestões, pedidos, …) conduzir o interlocutor a agir segundo o que lhe é dito, isto é, à realização de uma acção.

  • Assina aqui, João Ricardo!
  • A que horas se demite a ministra da Educação?

3. Expressivos: exprimem sentimentos, emoções, estados de espírito do locutor face ao que enuncia.

  • Gosto muito deste blogue.
  • Agradeço a Deus a minha vida.

4. Compromissivos : traduzem o compromisso de o locutor realizar uma acção futura.

  • No próximo dia 19 de Janeiro de 2009, farei novamente greve.
  • Sofia, se não me trouxeres a autorização assinada pela tua mãe até às cinco horas, não participarás na visita de estudo ao Inferno.

5. Declarações: expressam o poder (reconhecido institucionalmente) de o locutor criar / transformar uma realidade pelo próprio acto de dizer (actos oficiais: casamentos, reuniões, julgamentos).

  • Os serviços encerram por hoje.

6. Declarações assertivas: exprimem o que deve ser considerado como uma verdade a seguir, por o locutor possuir uma autoridade específica que é reconhecida pelo interlocutor.

  • É essencial que o senhor se case com a jovem que engravidou.
  • É a resposta da Inga Svensson que está correcta.

Todos estes actos se designam por directos. No entanto, existem também os chamados actos ilocutórios indirectos, quando o locutor quer dizer algo diferente daquilo que expressa em sentido literal. Tomemos o seguinte exemplo: quando o professor pergunta “Pode vir ao quadro resolver o T.P.C.?”, não visa saber se o aluno é capaz ou não de se deslocar até ao quadro e cumprir a tarefa solicitada; terá, sim, em mente, de uma forma mais simpática, fazer um pedido.