quarta-feira, 20 de maio de 2009

Resumo - Cap. VII

Antes de ter início o projecto de construção da passarola, foi necessário ultrapassar a falta de dinheiro, o que foi conseguido por Baltasar ao começar a trabalhar.
De seguida, o narrador refere-se aos diversos assaltos de que os portugueses foram vítimas durante as suas viagens marítimas, bem como ao nascimento de um novo filho dos reis, desta vez uma menina, facto que contrariou D. João V, que desejava um rapaz. Com o nascimento, terminou uma seca que durava há oito meses, sucedendo-lhe uma época de muita chuva.
Por último, o narrador narra o baptizado da princesa, de seu nome Maria Bárbara, e anuncia a morte de Frei António de S. José.

Resumo - Cap. VI

O capítulo começa com uma reflexão em torno do valor e da importância do pão para a população. De facto, enquanto aquele alimento é muito importante no que diz respeito à alimentação dos portugueses, os estrangeiros, cansados do pão, trouxeram dos seus países de origem os seus alimentos e passaram a vendê-los a um preço elevado, facto que dificulta a sua aquisição. Nesta sequência, Baltasar narra a história de um frota francesa que, ao chegar a Portugal, foi confundida com uma tentativa de invasão, quando afinal se tratava de um singelo carregamento de bacalhau.
Segue-se um diálogo travado entre esta personagem e o padre Bartolomeu, que diz sonhar que um dia voará: primeiro o Homem tropeça, depois anda, de seguida corre e um dia voará. Por seu turno, Baltasar considera que, para voar, o ser humano terá de ser dotado de asas como as aves.
O padre Bartolomeu chama à atenção de Baltasar para o facto de ele estar em pecado ao dormir com Blimunda sem que estejam casados, indo de seguida visitar S. Sebastião da Pedreira para Baltasar conhecer a máquina inventada pelo padre para voar e à qual deu o nome de passarola.
Chegados ao local, Bartolomeu de Gusmão mostra o desenho da máquina a Baltasar e explica-lhe como pensa fazê-la voar, solicitando-lhe ajuda para a construir. Após alguns momentos de hesitação e de receio em aceitar a proposta, Baltasar acaba por concordar.