quarta-feira, 18 de junho de 2008

Exame de Português - Correcção

Grupo I

A
1. Na primeira estrofe, o sujeito poético apresenta a Ilha dos Amores como o prémio devido aos marinheiros pelos feitos praticados/cometidos, enquanto na segunda associa a atribuição desse prémio a um percurso de virtude que deve ser seguido por quem o quer alcançar. Na terceira estrofe, o sujeito lírico apresenta os deuses como humanos que cometeram feitos de grande valor e que, por isso, foram premiados com a imortalidade.

2. A "Fama" surge, de facto, associada ao processo de imortalidade dos heróis, pois é através dela que os «varões» ascendem ao «estelante Olimpo», em razão das suas «obras valerosas» e do «trabalho imenso». Por outro lado, a "Fama", considerada no texto uma «trombeta de obras tais», dá a conhecer os feitos praticados pelos heróis («feitos imortais e soberanos»). Além disso, é a "Fama", ainda enquanto «trombeta», que confere imortalidade aos seres humanos atribuindo e perpetuando os seus nomes («Lhe deu no Mundo nomes tão estranhos / De Deuses, Semideuses, Imortais, / Indígetes, Heróicos e de Magnos»).

3. A apóstrofe presente na estrofe 92 é a seguinte: «(...) ó vós que as famas estimais, (...)» - verso 29. Através dela, o sujeito poético dirige-se directamente aos portugueses, chamando-os à atenção para a necessidade de despertarem do «ócio ignavo», isto é, da preguiça, da passividade, da apatia. Só assim lhes será possível alcançar a "Fama" («Se quiserdes no mundo ser tamanhos, / Despertai já do sono do ócio ignavo, / Que o ânimo, de livre, faz escravo.»).

4. Ambas as formas verbais encontram-se no modo imperativo e contribuem para o reforço do apelo iniciado pelo sujeito poético na estrofe 92, apontando a necessidade de os portugueses abandonarem o ócio, a passividade, e recusarem/abrandarem a ambição desmedida e a tirania («E ponde na cobiça um freio duro, / E na ambição também...»). Neste caso, as formas verbais não exprimem, propriamente, uma ordem, como é tradicional naquele modo verbal, mas sobretudo um apelo.


B
O comentário deveria fazer referência a alguns dos seguintes aspectos tratados n'Os Lusíadas:
  • Episódio do Velho do Restelo: a condenação da aventura marítima movida pelo desejo de glória e de imortalidade, pela ambição e pela vaidade; a enumeração das consequências desse aventureirismo (as mortes, os perigos, as tormentas, a destruição da família, a ruína económica do reino...);
  • Considerações pessoais do Poeta: a crítica ao ócio, à cobiça, à tirania, à decadência da Pátria, ao dinheiro - fonte de corrupção e traição -, ao desprezo a que os portugueses votaram as Armas e as Letras, ao luxo e requintes desmedidos e supérfluos, ao parasistismo, etc.

Grupo II

1 - C;

2 - A;

3 - B;

4 - C;

5 - D;

6 - B;

7:

  • 1 - H;
  • 2 - A;
  • 3 - C;
  • 4 - G;
  • 5 - F.

40 comentários:

Anónimo disse...

Só preciso de 9,5 e não vou conseguir!!! Vinha de Português A e é completamente diferente! Acredito que o exame fosse muito fácil, também achei de facto. Mas para quem nunca tinha feito um modelo de exame de Português B, foi muito complicado!

Anónimo disse...

Eu estava a ver que nunca mais encontrava a correcção do exame!
Realmente achei o exame acessível mas o grupo II enganava um bocado. Vi-me um bocadinho "à rasca" nesse...

Mas pronto bom trabalho e continua com o nível de rigor que o blog apresenta :)

Anónimo disse...

A pergunta 5 do grupo II não me parece que tenha a resposta correcta. Acho que devia ser a B. "Estilo incomparável".
Segundo o texto "... a que este livro é uma permanente homenagem, .."
O "que" faz muito mais sentido ser o "Estilo incomparável", assim o livro faria uma homenagem ao estilo de Saramago e não uma homenagem à língua Portuguesa, o que, na minha opinião, não faz qualquer sentido.

Anónimo disse...

Isto tem algum jeito de exame???
Anda o pessoal a ler o Memorial de Convento e Felismente ao Luar pa chegarmos ao exame e sair Os Lusiadas...
È por estas e por outras k o país nao avança...

Anónimo disse...

A pergunta 5 do grupo II, é sem duvida a alinea D a correcta. estilo incomparável de que? obviamente o mais importante é «Lingua Portuguesa»; Aquela que eu acho que não faz tanto sentido é a numero dois, pois acho que têm um efeito meramente retórico e estilistico! repare-se que ele dá logo a resposta: «A resposta surgiu inevitável»

Anónimo disse...

Axo k o grupo ate foi acessivel ms pa kem fez a comparaçao e da mensagem com os lusiadas... e kem a fez por alto na s deve ter safado mt bem...
axo k na tem logica porem os lusiadas no exame de 12 e no do 9 ano...
o grupo II baralhava um bocado...
mas pronto... este ja passou..

Anónimo disse...

o exame tem jeito sim, la porque tu nao sabes o que estudar e limitas-te a dar palpites nao significa que o exame nao seja de geito.
eu na gramatica nao concordo com essas respostas. eu pus a seguinte ordem
1 c
2 c
3 b
4 b
5 c
6 c
quanto á 3 e 4 do primeiro, é para os portugueses acordarem do ocio preguiçoso?! ou serao os deuses e aquela catrefada de nomes que esta no poema?! hmmm...

Anónimo disse...

"estilo incomparável de que?" Como eu disse, o estilo incomparável de Saramago, como deves saber (espero eu) ele tinha uma forma bem diferente de escrever.
"obviamente o mais importante é «Lingua Portuguesa»" Na minha opinião, e volto a repetir, na minha opinião não é uma questão do que é mais importante, é uma questão do que faz mais sentido e eu acho que todos os livros são uma homenagem à língua portuguesa e neste contexto o que está em causa é o estilo de Saramago pois, e passo a citar o que vem depois: "(...) à opulência de uma escrita em que o extremo rigor e a liberdade estreme se conjugam, numa rara aliança em que nenhum deles é sacrificado (...)", não me parece que se refira à língua portuguesa mas sim ao estilo incomparável de Saramago, mas é a minha opinião, só gostava, então, de perceber a lógica uma vez que ainda são cinco pontinhos.

"Aquela que eu acho que não faz tanto sentido é a numero dois, pois acho que têm um efeito meramente retórico e estilistico! repare-se que ele dá logo a resposta: «A resposta surgiu inevitável»" Concordo contigo, também tenho a mesma dúvida.

Anónimo disse...

Na pergunta 5 concordo realmente que seja a b a respostas certa!! Não tem jeito nenhum estarem a dizer que a obra de saramago faz uma permanente homenagem á lingua portuguesa sendo que aquilo nem pontuação tem!!
Na 2 também julgo que a resposta mais óbvia seja a d!!Ninguem introduz um tema com perguntas retoricas dizendo que a resposta surge inevitavelmente!!

Espero mesmo que esta correcção não seja a correcta!!
Os profs que fizeram este exame deviam ir para ao júlio de matos!!!
como diz na 3 pergunta do grupo 3 podemos classificar este teste da seguinte forma "emaranhado como um labirinto" loooool

E este teste mais parecia o ministerio a gozar com o pessoalque precisa do exame de port para entrar!!
e gostava de ver a reação do pessoal que foi para a televisão armado em esperto dizer que o exame era facil, agora a ver a correcção do exame!!

Anónimo disse...

Nuno e Indignada, acho que voces têm razao... só espero é que a facilidade deste exame nao nos trame.

Anónimo disse...

Não sei se ja alguem disse isto a algum senhor que faça testes de portugues mas eu gostava de dizer!!
Se algumas vez teve filosofia, ou mesmo se não teve, devia saber que as interpretações são subjectivas!!cada um faz a sua, consoante a sua personalidade, as suas experiencias a sua historia de vida etc.
mas o que interessa aqui de facto é que todos temos o direito de interpretar á nossa maneira, tudo o que nos rodeia, sejam pinturas, sejam livros, sejam poemas, fotografias etc.
E é por isso que muitos de nos pensamos ter boas notas no teste de port ate que percebemos que nao podiamos interpretar como sendo uma interpretaçao nossa mas sim como o ministerio quer que interpretamos!!
mas que pais é este?? isto é estudar? é saber? é perceber?
acho que não... amim parece me que é decorar o que eles querem que decoremos, que é a forma de pensar deles!!
mas nao sabem eles que todos temos a nossa forma de pensar...todos temos direito a interpretar o que quer que seja sem nos dizerem que está mal ou bem!!
Porque a nossa lingua é objectiva e querem torná-la subjectiva...
porque não temos de ser avaliados por não sabermos a forma como os outros interpretam as coisas
porque que manda não sabe em que é que manda nem como manda nem o que é mandar!!

Anónimo disse...

uma coisa e ser subjectivo e dizer disparates, outra coisa e ser subjectivo e faze-los pensar que nao estamos errados.

Anónimo disse...

a facilidade do exame n está em questao.
O problema é que a escolha múltipla suscita dúvidas.
eu pus:

1. C
2. D acho que é meramente retorico podia responder sem interrogar.
3. B
4. C
5. C é a maneira como escreve
6. B

Anónimo disse...

um site oficial das respostas certas:
http://downloads.sol.pt/pdf/exame1.pdf

krixtianu disse...

Cristiano
só queria poder ver a cara daqueles alunos que foram para a televisão dizer que o exame era facil??? quando virem a correcção!!!! realmente o exame nao era facil porque no grupoII baralhava um bocado o people agora e esperar pela 2ª fasse!!! o m.EDucaçãoa saber k o people precisa do exame para entrar nos seus cursos e vai-me faxer um exame k só tem labirintos fogo só m,esmo neste pais...

Anónimo disse...

tas a espera de uma coisinha facil so para te facilitarem a vida pa entrares na faculdade?! estes putos de hoje so querem facilidades e queixam-se de tudo. tens de dar no duro, na vida n ganhas nd s fikares parado ou com koisinhas faceis. h'a que ser inteligente, e é com estes exames que se vê kem é o melhor, e sabe ver as rasteiras.

Anónimo disse...

Preciso do exame de portugues para entrar na universidade e é com muita infelicidade minha que so me poderei candidatar na segunda fase. Isto, deve-se ao facto da desgraça que foi este exame.
Falo por mim quando digo que não tem muita lógica sair praticamente Os Lusiadas pois nós so o referimos quando damos a Mensagem. Ou seja, damos um ano inteiro Fernando Pessoa e outras obras e a referencia que se faz a Luis de CAmoes é minima.
Se o Ministério quiz facilitar, lamento mas não conseguiu.
A estrutura toda do exame era má desde a interpretação até as questões de esolha múltipla, que levantaram tantas dúvidas.
Era bom que as opiniões e os desagrados dos jovens fossem ouvidos pelos responsáveis.

Esperemos agora que o resto dos exames sejam mais acessiveis, inclusive o da segunda fase de portugues.

Anónimo disse...

Gostava de saber as notas dos que disseram na televisão que o exame era fácil. Assim como daqueles que dizem que quando se trabalha no duro não se cai nas rasteiras.
É certo que não devemos esperar as coisas "caidas do céu" e que devemos trabalhar e estudar para obtermos as notas desejadas. No entanto, não é por isso que num exame como este não possam ocorrer algumas dúvidas.
Esperemos que aqueles que se dizem ser os melhores e inteligentes nestas alturas, nao caiam do seu sonho pois, normalmente, quem muito alto voa a queda é ainda maior.

Anónimo disse...

Como é que sai lusiadas um exame inteiro??

Nem um pintelho de outra materia . É que lusiadas mal é dado no 12, nao se da importancia aos lusiadas tirando a comparaçao deste com a mensagem . mt estupido mesmo

Diana disse...

aparecem alunos na tv a dizer k o exame foi mt facil e super acessivel, entao fui eu k faltei as aulas em k se deu os lusiadas!!!!!!
sinceramente e inconcebivel termos dado memorial, Felimente Há Luar e pessoa e nem se ker ter saido uma simples pergunta!!!

Anónimo disse...

culpem os professores de nao dar a materia, ela vem no programa.
ja que no ano passado saiu fernando pessoa nas duas fases, acho justo desta vez sair lusiadas. quem sabe n sai o felizmente ha luar na segunda fase.

Anónimo disse...

O exame foi mesm mau!!
so agora e q tive coragem pa vir ver isto...q treta.
Não me venham com historias aquilo era díficil. O que pensava que tinha bem tive mal!! que bom!!!!

sonia oliveira disse...

acho que o grupo II era dificil, e eu preciso de tirar plo menos um 12, mas plo que vi na correcção ja n consigo.. =[

Anónimo disse...

Realmente até podemos considerar, o gupo III com alguma liberdade de explorares as tuas ideias, opiniões etc. Agora, o grupo II é de lamentar!

1 - C - acho que nimguém aqui teve duvidas.

2 - B e C, estão claramente fora de questão! Entre a A e a D é de uma tremenda injustiça. o Autor faz perguntas ás quais acaba por responder!

3 - B

4 - C, concordo apesar ter errado por falta de atenção! Ainda que haja uma enorme semelhança com as anteriores epígrafes (resposta D, mas enfim...)

5 - D - e esta é básica! porque temos de fazer uma pergunta: o "que" faz referência a quê? ao estilo incomparável... MAS DE QUÊ?! Da lingua portuguesa!! e chegariamos á resposta correcta!

________________

Já no grupo 7 apesar de ter errado algumas, aquela que me revolta é a a)... á qual respondi C, porque? no texto diz: «É que, neste romance, a história NÃO é uma categoria imutável e fixa, MAS a contínua respiração da realidade (...)» portanto, temos uma negação seguida de uma explicação. Por isto mesmo a resposta correcta deveria ser C!

Enfim...

Anónimo disse...

Minha gente,
Acordem! Estamos a falar de exame nacional, e como tal, eu como aluna e participante, vi que era mais do que acessível; não estou aqui para dar lições de competência a ninguém, mas, no meu caso, fui bem instruída e preparada: em nove meses deu-se na minha sala de aulas Camões, pessoa, Sttau Monteiro e Saramago. Logo o facto de ter saído Lusíadas não tem que ver com dificuldade, mas sim com o que cada um absorveu ao longo do ano.
O único grupo que, a meu ver, apresentava um certo grau de dificuldade foi o da gramática, mas isso... DEBE XER DOS BALOEJES!

Anónimo disse...

bem!
o mais engraçado disto tudo, é que as questões de lusiadas eram uma tretinha, que ate um muido do 5º responderia; se tivesse saido pessoa entao... nem imagino a vossa reacçao - acho que cairia tudo de 4!
e deem graças por nao terem sido obrigados a responder a questões do estilo:"explicita, com exemplos do texto, o egoismo epicurista de Reis";
e ainda a ha mais: ta toda a gente a queixar-se, mas memorial e principalmente Luar, sao estorias da carochinha;
e que isso e ser-se ridiculo e nao se ter a noção. entao quando forem todos para a faculdade quero ver como e que vai ser...

Anónimo disse...

No Grupo III, na pergunta 2, trata-se obviamente de uma introdução ao tema a ser explorado, pois o que o autor faz é expor aquilo que vai debater, aquilo sobre o quall se vai inclinar, e fá-lo sabiamente através da retórica, mas não se trata de um uso "meramente retórico"...

Anónimo disse...

Sabem quando é que sai os resultados?

Anónimo disse...

passei o ultimo mes a prepara-me para este exame e hoje vi que nao valeu de nada...eu precisava do exame para entrar e agora tenho que esperar pela s2 fase.

nao estava a espera de uma coisa facil, mas tambem nao espera que saisse lusiadas. passei o ano a dar memorial do convento e felismente ha luar, para que???
talvez sai na 2 fase.

Anónimo disse...

Pessoalmente acho que este exame não estava muito enquadrado com o que foi leccionado ao longo do ano. Eu por exemplo dei M. do convento, F. pessoa e Sttau Monteiro e os lusiadas foram dados simplesmente a título de comparação com a mensagem para tomar-mos conta das diferenças da duas obras. Não é oportuno sair um poema de camoes pa analisar, o que esta em questao nao é o grau de dificuldade mas sim o sentido de inteligencia em elaborar um exame. Se bem me recordo os lusíadas foi dado na ÌNTEGRA no 9º ano e deste modo como nos ja demos no 12º ano só é falado nos lusiados para comparar a mensagem. A lingua Portuguesa esta a ser arrastada para o fundo, pois ja nem gramatica sai, andamo nos a estudar subordinação analise sintactica e morfoligia das palavras no 2 ciclo e depois no 10ºano é tudo alterado isto nao é uma brincadeira, é sim o nosso futuro. Não é a subjectividade que nos pode avaliar, mas sim o que de concreto existe.

Anónimo disse...

realmente, eu nao sei do que voces estão a espera. os lusiadas é uma materia que esta incluida no programa. la porque dao no 9 ano umas coisitasnao significa que saibam tudo. de certeza que nao deram a ilha dos amores, alem de terem dado as figuras de estilo e o principal. os lusiadas era para dar, e nao apenas para comparar. e em 9 meses dava-se tudo com o professor competente

Anónimo disse...

Que coisa tão injusta! Não estava à espera que fosse tão difícil. É por causa disto que ainda não posso entrar para o ensino superior e eu nem sou má a português...

Ju disse...

O exame de Portugues foi, a meu ver, bastante acessivel... Mas penso que este ano o feitiço virou-se contra o feiticeiro... Quando me entregaram o exame e eu vi lá um excerto d' "Os Lusíadas" fiquei em pânico. Eu praticamente que não estudei Camões... até pk n havia nada para estudar... No entanto, à medida que ia resolvendo o exame, fui-me apercebendo que até nem era assim tao mau... Aliás... lembro-m d pensar que achei mt mais difícil o exame do ano passado, que saiu Álvaro d Campos... Só que, como dizes Luka, a facilidade dos exames tramou-nos... e muito!!!! Quando vi a minha nota foi uma completa desilusão... Nunca pensei que fosse tirar uma nota tao baixa!! Baixei um valor na media e, como é a minha prova de ingresso, provavelmente terei que optar por uma universidade k não estava nos meus planos... E não!!!! a culpa não é só dos professores... e mt menos nossa!!! voces sabiam que a ministra d educação decidiu mudar os critérios d avaliação este ano?? pois... conheço uma correctora deste exame que disse que fiquei totalmente pasmada quando viu os critérios d avaliação... disse-me: "O que deram nas aulas foi totalmente em vão porque isto não tem nada a ver com aquele método-padrao estipulado em todo o país"... A verdade é que todos nós caímos numa grande ratoeira que pode colocar em jogo o futuro de alguns. Foi fácil... tinha perguntas k eram de caras...mas a correcção!!! Inês... sim... preferia que saisse o epicurismo d Reis... e Sabes pk?? pk duvido que haja alguém do 12º ano que não tivesse dado até enjoar o estoicismo e epicurismo d Reis... Plo menos aí tinhamos bases para responder à questão, enquanto que n' Os Lusíadas era praticamente "ao calhas". Mas numa coisa tenho que concordar contigo... Se saísse Pessoa, estavamos perdidos... Mas s saisse Reis ou Caeiro, penso que seria mais fácil... Bom!!! Agora é concorrer pa todas as universidades possíveis e esperar pla colocação em alguma delas... Boa Sorte a todos!!! e não pensem mais nisto... :)

Anónimo disse...

Apesar de tudo fiquei satisfeita com a nota de português pois o exame tinha-me corrido bastante mal e estava à espera de ter 10 (com sorte). Vinha com nota de 18 e esperava mantê-lo mas acabei por descer um valor, uma vez que tive 14 no exame. Fartei-me de estudar FPessoa, Sttau e Saramago pois pensei que a possibilidade de sair Lusíadas era muito baixa. Qual nao foi o meu espanto quando me deparei com o texto. Preferia qualquer das outras obras que considero acessíveis. Optei por não ir à segunda fase pois não é a minha prova de ingresso e ainda tenho 14. Mas a maior parte das minhas amigas que tinham a média necessária para o que queriam sofreram um revés e agora estão em apuros para entrarem.

Anónimo disse...

* ainda tenho 17

Anónimo disse...

O exame de portugues foi aquilo a que eu chamo a vergonha. temos de saber nao sei quantas obras e deepois aparece nos la lusiadas mesmo so para fuder. isto cabe na cabeça de alguem... eu so falei dos lusiadas em termos comparativos com a mesnagem do pessoa ou seja so falamos da predestinaçao dos portugues para o sucesso nada mais.
jorge barbosa

Anónimo disse...

oi pessoal! olhem o que eu sei e que tenho de ir ao exame da segunda fase! Ja agora gostaria de saber a vossa opinião:Será que vai sair novamente "os Lusiadas"?

Anónimo disse...

é tudo façil este ano... se algum tiver que os repetir para o ano vao se arrepender de tudo aquilo que andaram a dizer ó espertalhoes. obrigado pla correçao.

Anónimo disse...

claro q a resposta a 5 é a D, É TAO CLARO MEUS CAROS, , ,olhem la no dicionario a significado da palavra antecedente, portanto a palavra que se encontrava antes da palavra "que" era exactamente " lingua portuguesa!!! dahhhh

Diogo disse...

Relativamente ao Grupo II, pergunta 5., é pouco coerente dizer que o livro é uma homenagem a José Saramago, ao seu "estilo incomparável" ou ao seu "perfeito domínio". Não faz sentido ser uma homenagem a ele próprio. Neste caso, a palavra chave para a resposta certa é "homenagem". Ou a ir pelo sentido da palavra "antecedente" também se chegava lá (mais facilmente).

Estive a rever isto para estudar para o exame de 2010, o grupo II pareceu-me fácil, visto que não requer qualquer informação proveniente das obras estudadas no secundário, é somente interpretação de texto.